Afinal, o que significa ter saúde?
*Marcio Aurelio Soares
Saúde é um bem-estar biopsíquico e social e não somente a ausência de doença.
Esse é um questionamento cuja resposta parece ser óbvia, e é.
Mas sempre quando nos referimos à saúde, para muita gente o que vem à mente primeiro é a doença e tudo o que se refere a ela. Prevenção, tratamento, recuperação.
Ter saúde é muito mais que não estar doente.
Como médico sanitarista, tive uma excelente experiência quando fui professor de escola de medicina. A disciplina era de saúde coletiva e medicina preventiva; e dava aula para os alunos de primeiro e segundo anos. Em uma das primeiras aulas, o tema era exatamente esse, conceituar saúde. De início, não foi muito fácil preparar a aula, pois corria o risco de, sendo muito objetivo, transmitir o conceito de saúde já consagrado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) de forma automática; e não queria fazer isso, pois sempre entendi o processo ensino/aprendizagem como algo que deva ser dinâmico. Professor e aluno, dialeticamente, participando da construção de conceitos. Ambos ensinando, ambos aprendendo. Se conseguimos partir de uma realidade já conhecida e vivida, o processo pedagógico caminha de modo mais intenso, por mais que, ao contrário, seja mais fácil escrever uma definição na lousa e os alunos a repetirem. E vão repetir decorado, até o dia da prova.
Dividi a classe em duplas e pedi que eles saíssem pelo campus da Universidade e que perguntassem para as duas primeiras pessoas que encontrassem o que eles entendiam por saúde. Acostumados, no ensino médio, como modelos mais tradicionais de ensino, custaram um pouco a entender. Como é que é professor? Você está nos dizendo para fazermos uma pesquisa de campo? Isso mesmo. Escrevam literalmente o que lhes for dito. Retornem à sala de aula em 30 minutos e faremos uma discussão em seguida.
Meninos e meninas recém-saídos da adolescência, tudo era motivo para barulho; situação que o diretor da escola não gostou nem um pouco. Depois da aula, fui chamado no gabinete da direção e questionado: “Nossa proposta é de formar futuros médicos. Precisamos de mais formalidade neste ambiente. Não entendi sua atividade de hoje!”. Estamos de acordo, diretor, disse eu. A intenção é de formar profissionais sensíveis para exercer nossa profissão. Depois de umas gaguejadas, o diretor encerrou a conversa sem concluí-la. Mas não precisou. Eu entendi tudo.
Os alunos voltaram. Surpresos com as respostas espontâneas que lhes foram oferecidas.
Professor, o vigilante falou que ter saúde é não precisar tomar remédio.
A secretária disse que para ela ter saúde era não ter dor de cabeça.
O rapaz da limpeza disse que para ele é poder trabalhar e jogar bola no final de semana.
Eles iam falando e eu anotando na lousa.
Perguntei para o técnico do laboratório o que ele entendia que era ter saúde. Ele falou: “é ter alegria e ser amigo de todos”.
Para a senhora do posto bancário, ter saúde era dormir e se alimentar bem.
E assim foi até encher toda a lousa com respostas mais simples que as outras. A juventude e a alegria com que estavam desenvolvendo aquela atividade estimulavam seus entrevistados a serem espontâneos e originais.
Feito isso, encerrei a aula. Como assim professor? Sim. A aula está encerrada. Vocês descobriram o conceito de saúde proposto pela OMS: “Saúde é um bem-estar biopsíquico e social e não somente a ausência de doença!”.
Aula dada. Tema que cairá na prova e que vocês não vão precisar estudar. Até semana que vem e aquele abraço.
Imaginem a excitação e o barulho que fizeram?!
*Marcio Aurelio Soares é médico.
Coluna no Jornal da Orla:
https://www.jornaldaorla.com.br/noticias/50041-afinal-o-que-significa-ter-saude/