Escolas do ócio
Por Prof. Marco F
Nunca os professores foram tão desprezados e desvalorizados. As escolas não servem para formar cidadãos com espírito crítico, que tenham nos estudos oportunidade de desenvolvimento pessoal ou ascensão social. Muitos vivem sem dinheiro, sem direitos, sem saúde, sem educação. Apenas sobrevivem, sem perspectiva alguma de melhora.
A situação de grande parte da população faz-nos lembrar do que Chico Buarque cantava em "Construção", música de 1971:
"Por esse pão pra comer, por esse chão pra dormir
A certidão pra nascer e a concessão pra sorrir
Por me deixar respirar, por me deixar existir
Deus lhe pague"
A vida é injusta com muita gente e não lhes oferece oportunidades. Sempre que de algum modo formos desrespeitados deveríamos pensar naqueles que são humilhados diariamente, repetidas vezes.
Estava em um jantar chique, tradicional na cidade de Santos, ao lado de amigos, quando um deles, ao observar uma senhora que fazia limpeza no salão, me disse: "Estamos aqui jantando, comendo do bom e do melhor. Olhe para aquela senhora da limpeza. Provavelmente não irá provar o que nos foi oferecido. Por quê? Não somos melhores que ela”.
Se as injustiças cometidas contra os que nos rodeiam não nos incomodarem, precisamos repensar nossas vidas, nossas atitudes.
Com certeza você já ajudou alguém doando alimentos, roupas e remédios. Que bom! Desse modo diminuímos a dor de tanta gente, mas devemos trabalhar pelo resgate da dignidade e respeito que todos merecem, o que só ocorrerá quando a educação for um direito universal.
Ao olhar para uma criança fora da escola, ou em uma escola que não a prepara para a vida, imagine as consequências disso no futuro. Com certeza, terá uma vida tão difícil como a de seus pais.
Tratar cada criança como um ser único, com suas deficiências, talentos e qualidades. Valorizar as individualidades. Não esperar que um Nelson Piquet saiba jogar basquete. Nem que um Romário adore matemática.
Não somos iguais, mas somos únicos. Estamos exterminando a diversidade humana, com escolas burras e ineficientes. "Scholé" em grego significa "lugar do ócio", ou seja, na sua concepção original a escola era um lugar para descansar o corpo e exercitar a mente. Coisa que poucas conseguem cumprir...
A educação é o único caminho para construirmos uma sociedade melhor. Se na maior parte das cidades não há preocupação real em oferecer ensino de qualidade, existem casos de sucesso, cidades em que houve real transformação das escolas, com resultados positivos e muito animadores. Trataremos disso nos próximos artigos.
* Prof. Marco F é bacharel em Química (IQUSP-SP), professor desde 1987, coach certificado (IBC), radialista e jornalista.
Este texto não reflete necessariamente a opinião do Portal Raiz Trabalhista.